Abordagem Teórica
Todo psicólogo realiza seu trabalho baseado numa determinada abordagem, que irá guiar a forma de olhar para a pessoa e maneira de atuação diante da problemática apresentada. Se trata da linha teórica que o profissional utiliza para conduzir as sessões de psicoterapia. Vale ressaltar que todas as abordagens que seguem abaixo, conseguem dar conta do problema, sendo mais uma questão de identificação do psicólogo, quando a escolhe.
Gestalt-terapia
Psicanálise
Tem ênfase na responsabilidade de si mesmo, na experiência individual do momento atual (chamado também de aqui e agora), na relação dialógica, na autorregulação e no ajustamento criativo do indivíduo, entre outros pressupostos. Acredita no potencial de cada ser humano, na sua mudança e no seu crescimento em busca de sua melhor forma de estar no mundo.
Psicodinâmica
Dedica-se a compreender o psiquismo em seus processos dinâmicos, orientando o trabalho em direção ao insight.
A abordagem Psicodinâmica está fundamentada nos princípios da teoria psicanalítica, com o intuito de elaborar e resolver os conflitos intrapsíquicos a serviço da reestruturação, reorganização e desenvolvimento da personalidade.
A psicanálise é voltada para a escuta daqueles que buscam atendimento clínico, desejando realizar sua análise pessoal. É uma disciplina orientada pelos saberes científicos, uma experiência subjetiva, conduzida de modo ordenado. O dispositivo analítico propõe um lugar, onde cada sujeito pode vir falar de seus sofrimentos e dos conflitos que o dividem.
Sistêmica
Nessa abordagem o olhar do psicólogo é voltado para as relações que o indivíduo se encontra, percebendo que ele faz parte de um sistema e é influenciado por ele o tempo todo e, por este motivo, se encontra em contante evolução e mudança. Sendo assim , é proposto uma forma interconectada de pensar o mundo, voltando o olhar para a compreensão da complexidade dos sitesmas em relação.
TCC
Tem enfase nos pensamentos, emoções e comportamento dos pacientes e na forma como ele acaba interpretando o mundo ao seu redor. A TCC entende a forma como interpreta o acontecimento como sendo aquilo que o afeta, e não os acontecimentos em si e em vista disso o objetivo é corrigir as distorções cognitivas e ajudar o individuo a criar estratégias de enfrentamento.